terça-feira, 29 de junho de 2010

PESQUISA ASPECTOS CULTURAIS E CRENÇAS DA JUVENTUDE NO BRASIL

Responda e/ou divulgue para todos os jovens que vc conhece.


Você está sendo convidado a participar (responder e/ou divulgar) da Pesquisa Aspectos Culturais e Crenças da Juventude no Brasil.
No link abaixo, você terá acesso a um questionário especialmente elaborado para obter seu importante posicionamento a respeito de temas relacionados a aspectos culturais e crenças na atualidade.
Sua contribuição nos ajudará a avaliar e qualificar a ação junto aos jovens e a promover projetos de estudos e publicações sobre a temática.
O anonimato e a confidencialidade da pesquisa serão plenamente garantidos. Acesse e divulgue para os jovens do Brasil.

Contamos com a sua participação.

http://pastoraluniversidade.blogspot.com/2010/06/pesquisa-juventude.html 

MUITO OBRIGADO PELA COLABORAÇÃO.

Ir. Adriano Brollo

Coordenador Nacional da Pastoral da Universidade - ANEC

quinta-feira, 10 de junho de 2010

Biografia de Marcelino Champagnat



São Marcelino Champagnat(1789-1840) nasceu perto de Lião, França, no ano da Revolução Francesa, num momento de desordem, miséria, abandono da educação, ignorância generalizada e perseguição religiosa. Sua família era de origem camponesa e muito cristã. No seminnário, encontrou muitas dificuldades, mas com grande determinação e ajuda de Deus, foi ordenado sacerdote. Aos 27 anos, recém-ordenado e auxiliar do pároco de um vilarejo nas montanhas, encontrou-se com um jovem moribundo. Diante de sua ingnorância religiosa, sentiu pena e compaixão e pensou assim: "Quantos estarão nas mesmas condições"! Pouco depois fundou a Congregação do Irmãos Maristas, grupo religioso dedicado è educação cristã de crianças e jovens, especialmente os mais necessitados, com a finalidade de tornar Jesus conhecido e amado, formando bons cristãos e honestos cidadãos. Ele repetia com frequencia: "Para educar uma criança temos de amá-la". Durante sua curta vida, experimentou imensa confiança em Deus em meio das adversidades. Teve um coração de pai e muito carinho para com os idosos e doentes. Demonstrou grande amor ao trabalho, considerando-o fonte de alegria e a satisfação. Seus lugares preferidos eram três: o presépio de Belém. a eucaristia e a cruz. Os Irmãos Maristas, membros da Congregação fundada por Marcelino, não são sacerdotes, vivem em comunidade, e procuram imitar a irmandade de Cristo como os primeiros cristãos. O nome de "Maristas" indica que eles se esforçam para viver nas pegadas de Maria, modelo de mãe, tendo como lema "tudo a Jesus por Maria". São Marcelino caracterizava-se por um coração sem fronteiras. Com generosa visão do futuro,apesar da probreza dos meios, soube enviar Irmãos a regiões distantes, como aos povos da Oceania. Milhares de Irmãos Maristas, em parceria com leigos, continuam a missão educativa de Marcelino, em mais de setenta países do mundo, sobretudo em escolas e universidades, mostrando preferência especial pelos mais necessitados. No Brasil, são de 450 Irmãos, distribuídos numa centena de comunidades.

quarta-feira, 9 de junho de 2010

PEC da Juventude: O Brasil precisa, a juventude quer!

O que é a PEC da Juventude?

É um Projeto de Emenda Constitucional de n° 42/2008 que trata dos direitos sociais, culturais e econômicos da juventude brasileira, inserindo em nossa carta magna “os jovens”. É um marco importante na luta pela consolidação no estado brasileiro.

Qual o significado da aprovação da PEC?

Uma dimensão fundamental é a consolidação das políticas de juventude em política do Estado Brasileiro, reconhecendo a importância da juventude como agente de desenvolvimento nacional. Além disso, o texto da PEC da Juventude indica ainda a necessidade de aprovação de uma segunda matéria, um Projeto de Lei estabelecendo o Plano Nacional de Juventude. Tal Plano, formado por diversas ações articuladas nas áreas de cultura, saúde, esporte, cidadania, trabalho, ciência e tecnologia, educação etc, aponta uma série de metas que deverão ser cumpridas pela União, em parceria com estados, municípios e organizações juvenis nos próximos 10 anos.


A votação será por estes dias.

Vamos aproveitar e pressionar os nossos representantes para a aprovação da mesma.

http://www.juventude.gov.br/e-fato/08-06-vamos-twittar--pedir-aprovacao-da-pec-da-juventude/